Conversion

O que é a conversão?

Todos aqueles que estão envolvidos no marketing na Internet estão familiarizados com o conceito de conversão. Para outros, não é um termo muito claro. A conversão é na realidade a proporção de visitantes para acções tomadas pelo website como uma percentagem. Registo, compras, classificações e comentários são todos contados como acções.

A fórmula para calcular a conversão é bastante simples. Tomamos o número de acções orientadas no site e dividimos pelo número de visitantes por dia. O número é multiplicado por 100%. Por exemplo, se o sítio do dia recebeu 132 visitantes e 22 acções foram cometidas, a conversão é calculada da seguinte forma: 22/132 = 0,167 e 0,016×100% = 1,6.

A taxa de conversão é um dos indicadores mais importantes no marketing online. Permite-lhe analisar e compreender o sucesso da promoção, promoções e outras acções que afectam os resultados da empresa.

A principal diferença entre conversão e CTR

Os peritos confundem frequentemente os conceitos de conversão e CTR. Mas há uma diferença entre eles, e é uma diferença essencial. Se já tiver compreendido a conversão, CTR é um índice de clicabilidade. Ou seja, indica o rácio entre impressões e o número de cliques.

Suponha que uma faixa publicitária foi vista por 350 pessoas, mas apenas 86 pessoas clicaram sobre ela. Neste caso, o CTR será igual a 86/350×100% = 24,57. Esta figura é utilizada em publicidade contextual.

Diferenças entre conversão e CTR

Formas de aumentar a conversão

Uma taxa de conversão elevada é um indicador do bom desempenho do seu website. No entanto, se não corresponder às expectativas, é necessário aumentá-la. Há várias opções para o fazer. Pode considerar os mais eficazes:

  1. É necessário interessar o potencial comprador. Deve estar convencido de que o site oferece um conteúdo único e que é rentável trabalhar com a empresa.
  2. É necessário actualizar e melhorar constantemente o material. Isto é para assegurar que o comprador recebe o máximo de informação possível sobre o produto ou serviços.
  3. O site deve ser concebido num estilo moderno. É melhor evitar materiais com cores vivas, faixas e outras coisas que se distraiam da compra do produto. A interface deve ser muito clara para o utilizador, para que este não tenha qualquer dificuldade se decidir fazer uma compra ou encomenda.
  4. Reputação. Os utilizadores dão cada vez mais preferência às empresas em cuja fiabilidade estão confiantes.
  5. Formulário de feedback. A forma importante de aumentar a conversão. Os potenciais clientes devem ter várias opções de feedback.

Taxa de conversão

Se tudo se tornar mais claro com o próprio conceito de conversão, vale a pena estudar cuidadosamente a taxa de conversão e para que serve. Este indicador é considerado um indicador de actividades de marketing bem sucedidas. Com a sua ajuda, o empresário pode realizar uma análise e compreender os erros e deficiências que existem no seu trabalho.

No entanto, vale a pena ter consciência de que as conversões bem sucedidas são medidas de forma diferente para diferentes actividades. Para os vendedores, é um aumento do número de vendas. E para um comerciante da Internet, uma conversão bem sucedida é o aumento do número de utilizadores que tomam acções direccionadas num sítio web. Mas em qualquer caso, uma boa taxa de conversão é um indicador de que uma loja online está a funcionar correctamente e é capaz de gerar lucros.

Além disso, o indicador é também importante para SEO. Uma fraca taxa de conversão tem um impacto na promoção do website e vice-versa. Por conseguinte, é muito importante monitorizar sempre o efeito do trabalho que está a ser feito e fazer a promoção de SEO correctamente. Isto assegurará um bom tráfego e melhorará a taxa de conversão.